Em novembro de 2020, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o Grupo Jovens Agentes de Paz (JAP), lançou um formulário online, convidando artistas, coletivos e organizações que moram e atuam no território do Grande Bom Jardim, para participar dessa pesquisa.

O formulário era composto por perguntas direcionadas à artistas individuais e coletivos/organizações, e pedia informações como biografia, tempo de atuação, área de atuação, linguagens artísticas, dentre outras. A pesquisa foi encerrada em março de 2021, com 45 participantes.

O objetivo dessa pesquisa era conhecer melhor o universo e a diversidade artístico-cultural do nosso território, para que, dessa forma, pudéssemos contribuir com a divulgação dos/as artistas, coletivos e organizações, através de um catálogo virtual. Além disso, a pesquisa também buscou entender as principais necessidades e dificuldades dos participantes, possibilitando uma ampliação dos canais de diálogo e cooperação, divulgação e ação conjunta, para o fortalecimento dos movimentos culturais, artísticos, sociais e ambientais da nossa região.

Sabemos que nesse primeiro movimento ainda não foi possível alcançar todos, todas e todes os agentes culturais que atuam no território, que são inúmeros. O Grande Bom Jardim é um território que pulsa vida, arte e cultura nas ruas, nas praças, nas associações, nos mais diversos espaços, com as mais diversas expressões e o desejo é que consigamos no futuro deixar nosso mapa cada vez mais plural e diverso.

Mas, como dizia o grande poeta Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. E assim, nós apenas começamos a realizar esse sonho, que é grande e é coletivo.

Agradecemos a todos, todas e todes que contribuíram com esse trabalho.


Atenciosamente,


Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ
Jovens Agentes de Paz – JAP